top of page

Como lidar com as emoções: Inteligência emocional, você tem?


Talvez o grande segredo para o sucesso, em qualquer área da sua vida, seja lidar com as suas emoções. O que conhecemos hoje como Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer, identificar tanto os sentimentos bons como os ruins e, a partir disso, agir com coerência. A Inteligência Emocional é nada mais que uma competência, e a competência é a capacidade que nós temos de, frente a situações cotidianas, fazer escolhas inteligentes e resolver situações-problema sem tanto desgaste emocional.

Inteligência Emocional é saber identificar o que aquela situação provoca (sentimento) e, a partir disso, agir de forma mais autêntica, sem tantos atravessamentos de outras ordens. Por exemplo, você está no trabalho, surgem algumas situações cotidianas, mas que naquele momento geram em você um ataque de irritação desproporcional ao problema ali apresentado. Se você quiser realmente possuir Inteligência Emocional esse é o momento ideal para refletir sobre a situação em si, a realidade apresentada, e as emoções e ações subsequentes a ela. E então as perguntas aparecem: "Eu consegui lidar com a situação de forma coerente, natural?" "O que eu expressei foi adequado? Foi importante ou foi além do esperado para aquela situação?"


Pensando nisso aqui vão algumas informações e dicas de como você pode começar a trabalhar a favor da sua inteligência emocional.



1. Suas frustrações não desaparecem com as queixas


Frente à uma contrariedade, a reação tipicamente humana é reclamar. Ao fazer isso você alivia sua irritação, seu incômodo, mas não de uma forma produtiva. Isso porque provavelmente o problema vai continuar presente. Então, quem tem inteligência emocional substitui a queixa pela ação.

DICA: Toda vez que você se sentir frustrado ou com raiva, rapidamente interrompa a reclamação e tente imaginar uma saída prática para melhorar a situação.


2. Descreva o que está sentindo


Um bom exercício para conhecer melhor suas emoções é tentar decifrá-las através da linguagem. Cada vez que estiver frente à um sentimento desconhecido se pergunte: isto é medo, angustia, alívio, raiva, decepção, ansiedade, inveja?


DICA: Identificar com precisão a emoção é muito importante e ajuda no próximo passo que é identificar o que essa emoção causa em você.


3. Olhar ao seu redor pode ajudar

A inteligência emocional não se desenvolve apenas olhando para o seu mundo interior, ela também está intimamente ligada às pessoas ao seu redor e a maneira como percebe e se relaciona com elas. Exercitar sua empatia e sensibilidade, conseguindo notar as emoções dos outros, mesmo quando eles tentam escondê-las.


DICA: Funciona como um quebra-cabeças, quanto mais você observa as pessoas, mais peças você coleciona e consegue encaixar, produzindo um panorama geral da situação.



Esse foi apenas o começo, no próximo post tem mais dicas e informações que certamente se colocadas em prática farão enorme diferença na sua vida.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page