top of page

Por que fechar ciclos?


É natural iniciar e finalizar ciclos, fazemos isso a todo momento. Finalizamos ciclos quando nos formamos na escola, quando mudamos de trabalho ou cidade, ou mesmo quando terminamos um relacionamento. Gestalt, em alemão, significa um todo, e esse todo pode se referir à ciclos. Ao longo da vida vamos abrindo e fechando Gestalts. Entretanto, nem sempre conseguindo fechar alguns ciclos, sejam profissionais ou pessoais.

A necessidade de nós seres humanos é de fecharmos nossas Gestalts, mesmo que possamos lidar com algumas que estejam em aberto. Nessa busca por fechar situações podemos gerar sentimentos que nos incomodam e causam desconforto, como angústia, ansiedade, tremores, comportamentos compulsivos e preocupações.

Durante a terapia o cliente vai entrando em contato com o que está lhe preocupando, conseguindo visualizar aos poucos o que exatamente dentro de toda a situação o deixa sem energia, frustrado ou ansioso. É no momento da terapia que o cliente consegue apontar e nomear o que lhe causa desconforto, pois antes apenas sentia incômodo, mas não sabia exatamente que incômodo era esse.

Então quando o cliente entra em contato com a Gestalt-Aberta, se conscientiza dela e assumi suas necessidades, ele consegue trabalhar para harmonizar seu interior, elaborando esse ciclo e finalizando-o para então seguir com a abertura de novas Gestalts.

Quer ver alguns exemplos de Gestalts inacabadas?

- término de uma relação que ainda não está bem resolvida

- aquela amiga(o) que se afastou e vocês nem puderam conversar sobre o que aconteceu

- aquele curso que você iria fazer mas por "n" motivos desistiu

Enfim, essas situações podem, em maior ou menor grau, contribuir para o sofrimento, uma vez que toda a Gestalt-Aberta gera mobilização de energia e deixa a sensação de incompletude.


E ai? Bora fechar seus ciclos?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page