top of page

A arte de criticar

Aceitamos críticas desde que sejam construtivas".

Com certeza você já ouvir falar nisso, mas o que é exatamente crítica construtiva? E sendo crítica, é capaz de construir algo?

Goleman, importante psicólogo, nos ensina sobre inteligência emocional e sobre a polidez nas relações. E muitas vezes dentro das relações, principalmente as de trabalho e familiares, a crítica emerge. Existe uma maneira adequada de fazer críticas? A crítica, se realizada com habilidade, pode se tornar uma importante ferramenta, especialmente no ambiente de trabalho. A crítica hábil se concentra no que a pessoa fez e no que ela pode fazer e não fundamentalmente no que ela fez mal feito, enfocando em um traço do caráter da pessoa. Aqui vai alguns exemplos de críticas e alguns dos possíveis pensamentos que disparam na cabeça de quem as recebe.

CRÍTICA "Você fez isso rápido demais."

PENSAMENTOS "Você fez de qualquer jeito." "Poderia ter feito com mais empenho e cuidado."

CRÍTICA "Não foi isso que nós pedimos."

PENSAMENTOS "Ninguém valoriza o que eu faço." "Mais uma vez eu errei, não consegui agradá-los."

Durante o processo de comunicação é importante que a pessoa que recebe a crítica saiba entendê-la corretamente e consiga devolver um feedback. (Feedback nada mais é do que uma resposta/retorno/avaliação). Para que a comunicação seja clara e você consiga efetivamente criticar e produzir algo a partir dessa crítica, pratique dessa forma:

1) Seja específico

Encontre o que exatamente dentro do processo ou do que outro fez não foi bem executado. Saiba pontuar o que deu errado. Não tenha medo de ser assertivo.

2) Ofereça uma solução

A crítica somente será construtiva se oferecer a pessoa que a recebe uma solução. A crítica por si só desmotiva e desmoraliza. É fundamental que ao fazer a crítica você facilite a ampliação do olhar e que você seja capaz de produzir inquietações que vão fomentar novas ideias. Pense em alternativas e junto com a crítica ofereça elas.

3) Faça a crítica pessoalmente

Tanto a crítica quanto o elogio são mais efetivos quando realizados cara a cara, pois dão a pessoa que as recebe a oportunidade de feedback. A tendência é fugir desse compromisso e fazer as críticas através de relatórios, e-mails ou até para terceiros e é ai que mora o perigo. A comunicação escrita pode ser traiçoeira pois pode não transmite o que realmente sentimos. Portanto ,nada de críticas no papel somente, caso elas forem necessárias, como em relatórios, prefira unir as duas modalidades.

4) Seja sensível

A empatia é primordial. Conseguir se colocar no lugar de quem escuta a crítica é o passo mais importante. Uma crítica dada de forma impessoal, sarcástica ou repressora irá produzir sentimentos de impotência, arrependimento, ressentimento, raiva e distanciamento.

Seja cuidadoso, você não quer que as pessoas se afastem de você. É sim possível dar a sua opinião sobre algo respeitando o outro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page