top of page

Como se dar bem no Psicotécnico


O famoso teste psicotécnico parece assustar e causar calafrios em muitas pessoas. Para concorrer à vagas em grandes corporações, para tirar a carteira de motorista ou até para seguir em processos como concursos é necessário passar por essa etapa. Na verdade o nome mudou em 2009* quando passou a incluir a fase de entrevista. Hoje em dia fala-se em avaliação psicológica, pois contempla um escopo maior. A avaliação psicológica mensura a personalidade, sendo capaz de definir comportamentos padrões de cada pessoa. Isso quer dizer que todos nós temos comportamentos, posicionamentos e reações que fazem parte da maneira como nos colocamos no mundo. O psicólogo, através dessa avaliação, vai em busca de uma amostra desses comportamentos. Então como lidamos com comportamentos, é importante frisar que não existem respostas certas ou erradas! O psicólogo, único profissional apto a realizar essa atividade, avalia questões pertinentes ao exercício daquela função específica, como por exemplo:


- impulsividade

- agressividade

- raciocínio lógico

- tomada de decisão

- raciocínio verbal

- relacionamento interpessoal

- memória visual


Conforme a finalidade da avaliação, alguns aspectos são somados a esse e tem maior peso. Por exemplo, uma avaliação psicológica para uma vaga de policial, via concurso público. Um policial não pode ser muito impulsivo ou muito agressivo, mas precisa ter um nível adequado de agressividade para a função. Ou uma pessoa que está pleitando uma vaga em uma corporação para o setor de vendas. Naturalmente essa vaga exige que a pessoa seja flexível, sabendo lidar com as diferentes posições e demandas dos clientes, sabendo, mesmo assim, como oferecer o produto e vendê-lo, utilizando-se de sedução e táticas de venda. É importante também que saiba ouvir o que o cliente deseja, articulando com criatividade para resolver possíveis problemas. Bom relacionamento interpessoal é fundamental para manter uma conversa adequada com seus superiores sobre as questões que possam surgir a partir das negociações.

Mas então como melhorar o seu desempenho em uma avaliação psicológica? Bom, não existem meios de burlar esse tipo de procedimento e caso algum psicólogo ou outro profissional lhe ofereça garantias quanto seu sucesso em uma avaliação, desconfie! É anti-ético treinar uma pessoa para responder corretamente, até porque como vimos, depende de uma série de fatores e portanto, não existe resposta certa ou errada. O que pode ser feito, que auxilia o candidato e não fere os princípios éticos da prática dos psicólogos, é trabalhar com seus pontos fortes. Ou seja, o que você tem de atraente para oferecer a essa vaga? O que você tem que pode auxiliar no crescimento da empresa, que pode fazer o que você se destaque frente aos concorrentes. E o que você tem que não é considerado tão atraente à vaga mas que pode ser trabalhado ao longo do tempo. É importante dizer que não buscamos mascarar nenhum aspecto da personalidade, mas evidenciar o que cada pessoa tem de positivo e trabalhar em terapia com aspectos que podem ser melhorados.

O mais importante em qualquer processo de seleção é que você se conheça. A melhor arma que você pode utilizar é o autoconhecimento, saiba no que você é bom e saiba o que pode melhorar. Evoluir é fundamental e um processo constante. Boa sorte!



*http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/saiba-como-funciona-o-exame-psicotecnico-do-detran-parana/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page